As bbs de airsoft são bolinhas feitas de plástico com um diâmetro de aproximadamente 6mm (+- 5.95 mm) disponíveis nas cores amarela, branca, ivory, verdes, vermelhas, cinzas entre outras. Elas possuem uma variedade de gramatura se iniciando com a 0,12g, seguindo da 0,15g,0,20g,0,25g, 0.28g, 0,30g, 0,36g, 0,40g, 0,43g, 0,45g e 0,50g. As gramaturas mais utilizadas do estilo de jogo ASSAULT/SUPORTE são as de 0,20g 0,25g 0,28g e 0,30g. Em seguida, na categoria DMR/SNIPER são utilizadas as bbs acima de 0,30g.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As munições 0,12g são recomendadas para os equipamentos SPRINGS, que são armas de curto alcance e de gramatura leve (algumas springs mais resistentes podemos utilizar 0.20g). As bbs de 0,20g são recomendadas para equipamentos de airsoft de 330 à 360 fps. As de 0,25/0,28g são indicadas para quem tem um equipamento que atinge de 380-410 fps, garantindo uma maior precisão/velocidade no tiro.  A partir daí entramos pra categoria DMR e SNIPER. As DMRs calibradas com FPS acima de 400 até 450 fps podemos usar de 0.30g até 0.40g (O ideal é o jogador testar a bolinha que ele acha que mais seja benéfica durante o jogo). As snipers a mesma situação para acertar as bbs, porém o fps maximo permitido de uma sniper é até 550 fps, e são utilizadas na maioria das vezes as gramaturas 0,40g, 0,43g,0,45g 0,48g e 0,50g.

Fique atento na questão peso e precisão, pois quanto mais pesada a bolinha, mais preciso é o disparo, porém quanto mais pesada a bolinha menos velocidade irá ter, as vezes até menos distância, depende da situação e arma. 

O peso varia a velocidade do FPS, quanto maior for a gramatura menor é seu FPS, por isso as vezes em outros países o pessoal prefere a linha de medida chamada Joule, que nada mais é que a energia da bolinha. Mas no Brasil a maioria dos jogos utilizam o FPS como medida.

As bolinhas de cor cinza não são perceptíveis à visão, portanto seu oponente não irá conseguir identificar de onde está vindo os disparos, porém vocês também não conseguirão ver as bolinhas cinzas acertando o alvo ou até mesmo ver as bolinhas para tentar corrigir o tiro.

As bolinhas tracers brilham no escuro, possuindo cores fluorescentes verde, vermelha e amarela, utilizada em jogos noturnos necessitam de um acessório chamado tracer para iluminar a bolinha. São utilizados também magazines tracer ou hop-up tracer que produzem um feixe de luz nos disparos das bbs, iluminando assim a esfera.

 

Temos uma outra categoria de bolinhas que são as BIODEGRADÁVEIS; as que ajudam a minimizar o impacto ambiental. Em alguns jogos esse tipo de munição é obrigatória e por isso vale a pena utilizar uma bolinha de qualidade, com uma marca conhecida no mercado.

Os jogos de airsoft são realizados em sua grande maioria em campos e matas, por isso é recomendado a utilização das bolinhas biodegradáveis, pois elas são mais suscetíveis à humidade e ao calor, se deteriorando muito mais rápido. Preste atenção ao armazenar suas bolinhas biodegradáveis, evite armazena-las em ambientes húmidos e quentes para que não sofra degradação antes do tempo.

Por fim, na hora de medir seu FPS em um cronógrafo antes de começar a jogar, a gramatura utilizada é a 0,20g, para assim evitar que algum jogador se machuque com disparos de alta potência, pois o peso varia na velocidade do FPS, quanto maior for a gramatura menor é seu FPS. Se ficou alguma dúvida ou se tiver alguma sugestão deixe uma mensagem pra gente! 

É de extrema importância não reutilizar nenhum tipo de munição, pois a sujeira das bolinhas usadas acabam estragando o interior do seu equipamento.e podem ocasionar a quebra ou a perca do seu rifle/pistola de airsoft.